Cidades inteligentes para todos: uma discussão sobre a inclusão com os líderes da cidade

September 25, 2017

Contato: LuisArtieda, lartieda@smartcities4all.org, +1 571-426-1360.

  • G3ict e World Enabled parceiros com a cidade do Rio de Janeiro para promover a inclusão digital de todos os cidadãos
  • Os especialistas trazem décadas de experiência, ferramentas inovadoras e redes globais para apoiar a criação de programas e políticas eficazes no Brasil

Rio de Janeiro - 25 de setembro - A cidade do Rio de Janeiro convidou G3ict e World Enabled - duas organizações sem fins lucrativos com ampla liderança global em cidades inclusivas e tecnologia acessível - para auxiliar os esforços da cidade para garantir que pessoas com deficiência e pessoas idosas possam se beneficiar dos investimentos da cidade em serviços públicos mais inteligentes. Como parte desta visita, a Cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o World Enabled e o G3ict, receberão "Cidades inteligentes para todos: uma discussão sobre a inclusão com os líderes da cidade". Este evento explora formas pelas quais as agências da cidade podem aproveitar a tecnologia para promover a inovação e inclusão. O evento acontece das 9:00 às 12:30 horas no Palácio da Cidade, Rua São Clemente, 360 - Botafogo.
"Falar de inclusão digital é falar de geração de riqueza e de inclusão social. Portanto, o encontro com Victor Pineda e James Thurston, é momento de aprendizado e renovação de esperança para as pessoas com deficiência do Brasil", disse Geraldo Nogueira, Subsecretário - Subsecretaria da Pessoa Com Deficiência, Cidade do Rio de Janeiro. O evento possui líderes da cidade em acessibilidade e inovação, tanto das organizações do setor público como do setor privado, incluindo: Subsecretaria da Pessoa com Deficiência da Cidade do Rio, IPLANRIO - Empresa Municipal de Informática, Comitê sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Associação de Advogados do Brasil (OAB), COMDEF - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Rio de Janeiro, Comité Permanente de Acessibilidade - CPA, Departamento de Educação do Rio, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistente, e a corporação Microsoft, etc. O evento mostra como as cidades podem implementar tecnologia acessível que funciona para todos os membros de uma sociedade. Os líderes da cidade também abordarão os desafios que enfrentam ao implantar serviços de cidades inteligentes e programas de inclusão digital.
"Nós aplaudimos a cidade do Rio por seu forte compromisso com a inclusão digital de todos os seus cidadãos, incluindo aqueles com deficiência", disse James Thurston, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento Global da G3ict. "E acreditamos que a iniciativa global SmartCities for All pode ajudá-los a atingir seus objetivos de acessibilidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)". O Dr. Victor Pineda, Presidente da World Enabled, acrescentou: "o que as cidades como o Rio nos pediram são ferramentas para ajudá-los a progredir. Em parceria com organizações industriais, governamentais e de deficiência, estamos construindo e implantando essas ferramentas".
Este evento também mostra o Kit de Ferramentas de Cidades Inteligentes para Todos
- que já possui versões inglesas e espanholas e portuguesas. Esse kit contém quatro ferramentas para ajudar Cidades Inteligentes de todo o mundo a promoverem a acessibilidade. Esse kit contém quatro ferramentas para ajudar Cidades Inteligentes de todo o mundo a promoverem a acessibilidade às TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, e a inclusão digital de pessoas com deficiência e idosos. O kit abrange uma série de organizações e funções relacionadas às Cidades Inteligentes. Cada ferramenta aborda um desafio identificado por especialistas globais como uma barreira para a inclusão digital de pessoas com deficiência e idosos, em Cidades Inteligentes.
 
Sobre Cidades Inteligentes para Todos
Em 2016, a G3ict e a World Enabled lançaram um projeto de pesquisa para avaliar a acessibilidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em cidades inteligentes de todo o mundo. Eles pesquisaram mais de 250 especialistas e gerentes de programas de cidades inteligentes, 60% dos quais responderam que cidades inteligentes estavam falhando em pessoas com deficiência. Apenas 18% dos entrevistados conheciam uma cidade inteligente que usa padrões de acessibilidade de TIC. Como resultado das descobertas e com o apoio da Microsoft, as duas ONGs criaram o SmartCities for All Toolkit, com quatro ferramentas digitais para ajudar os envolvidos no planejamento urbano a tornar futuros projetos tecnológicos mais inclusivos. James Thurston, vice-presidente do G3ict e Dr. Victor Pineda, presidente da World Enabled, lideraram a iniciativa SmartCities for All lançada em 2016. James e Victor são especialistas em acessibilidade que estão empenhados em construir uma ampla coalizão global para garantir que as pessoas com deficiência e pessoas idosas, desfrutam os avanços das cidades inteligentes em igualdade de condições com outros cidadãos
 
Dr. Victor Santiago Pineda é o Presidente da World Enabled. Ele também atua como presidente da Aliança Global sobre Tecnologias e Ambientes Acessíveis (GAATES). Dr. Pineda é um líder reconhecido em direitos internacionais de deficiência e foi nomeado pelo presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, para o Conselho de Conformidade de Barreiras de Arquitetura e Transporte. Ele ensina o planejamento urbano na Universidade da Califórnia, em Berkeley. O Dr. Pineda recebeu numerosos prêmios, incluindo uma bolsa de pesquisa de inovação da National Science Foundation (NSF), uma bolsa de estudos Fulbright Hays e o prêmio de liderança Paul G. Hearne da AAPD. O Sr. Pineda recebeu um B.A., B.S. e M.C.P. da Universidade da Califórnia, Berkeley e um Ph.D. da Universidade da Califórnia, Los Angeles.
 
James Thurston é um líder de política tecnológica internacionalmente reconhecido. Como Vice-Presidente de G3ict para Estratégia e Desenvolvimento Global, lidera o projeto e implementação de novos programas para ampliar o impacto global da G3ict. Ele atuou como assessor de líderes governamentais de alto escalão nos EUA e no exterior sobre política de tecnologia, direitos humanos e inclusão digital. Ele tem experiência aplicando tecnologia e políticas públicas a importantes desafios sociais e econômicos. Possui ampla experiência em políticas e gestão nos setores público e privado e nos níveis de governo federal, estadual e internacional. Antes de ingressar no G3ict, o Sr. Thurston foi Diretor de Política Internacional de Acessibilidade da Microsoft, onde desenvolveu e executou uma estratégia mundial para expandir o alcance da empresa em questões de deficiência e tecnologia. O Sr. Thurston possui um mestrado em Administração Pública e um M.A. em Estudos da Europa Oriental da Universidade de Washington, bem como um B.A. em Assuntos internacionais da Universidade do Maine.

Agenda Rio